CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O câncer de colo de útero é causado por mutações que ocorrem nas células do útero, sendo que muitas delas se originam de uma infecção pelo vírus HPV.

Hoje existem diversos métodos para prevenção da infecção pelo HPV, como a vacinação contra o vírus HPV, que está disponível pela rede privada e SUS às meninas com idade entre 9 e 14 anos de idade e meninos com idade entre 11 e 14 anos de idade .Outra maneira de se proteger é utilizando a preservativo (camisinha), já que o HPV é transmitido pelo ato sexual.

É importante ressaltar que no homem a infecção por HPV pode ser assintomática (sem sintomas), logo ele pode ser um transmissor em potencial mesmo sem ter conhecimento sobre.

E como qualquer tipo de câncer o diagnóstico precoce favorece as chances de cura, então recomenda-se que mulheres com vida sexual ativa realizem o exame de Papanicolaou uma vez ao ano. É importante realizar o exame pois o câncer de colo de útero tem desenvolvimento lento e pode não apresentar sintomas em seu ínicio. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal que vai e volta ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Rolar para cima
WhatsApp chat