DIA NACIONAL DA SAÚDE

Não é por coincidência que escolheu-se o dia 05/08 para comemorar o dia da saúde. Esse dia é um marco na história, pois é celebrado o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que é considerado o precursor da medicina experimental e elaborador de um novo modelo de gestão em saúde pública no Brasil.

Nascido em 1872, em São Paulo, seu célebre caminho em aplicação à ciência e à saúde começou muito cedo, em janeiro de 1877, quando ainda tinha 15 anos se mudou para o Rio de Janeiro e ingressou na faculdade de medicina. Mais tarde, obteve muito sucesso e reconhecimento, uma vez que ele conseguiu erradicar a febre amarela do Rio de janeiro. No cenário internacional, seu prestígio e notoriedade tornaram-se inquestionáveis. Ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, apesar de não ser escritor, entre outros grandes feitos. Sua trajetória encerrou-se em 11 de fevereiro de 1917 quando faleceu aos 44 anos de insuficiência renal, deixando para a história o Instituto de Manguinhos.

EVIDA tem o privilégio de homenageá-lo nesse dia e lembrar a todos que ainda há muito a ser conquistado e que não faltam inspirações e motivos para seguir em frente na luta por uma saúde de excelência.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Rolar para cima
WhatsApp chat