27 de junho – Dia Internacional do Diabético.

A comemoração nasceu com o objetivo de promover a conscientização da sociedade – desde médicos, ONGs e o governo até a população em geral – sobre a doença e as formas de tratamento. A primeira celebração ocorreu em 14 de novembro de 1991. A nova data proposta pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em outubro de 1921.

A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, responsável pelo aumento anormal do açúcar no sangue. Como sabemos, a glicose (açúcar) é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.

Infelizmente, ainda não há cura para o diabetes, porém há vários tratamentos disponíveis. Mas seguir o tratamento de forma regular é fundamental, proporcionando saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Segundo projeção internacional, a população de doentes diabéticos em nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!