A infecção pelo vírus da dengue pode manifestar-se de variadas formas, desde uma doença assintomática, ou com sintomas brandos, semelhantes a outras doenças infecciosas, e até mesmo formas mais graves com quadros hemorrágicos de extrema gravidade. A redução de complicações na evolução da doença, e até mesmo da mortalidade, estão diretamente relacionadas ao diagnóstico precoce e ao manejo adequado do doente. Com a realização da sorologia para Dengue, a presença de anticorpos IgG e/ou IgM estabelece um diagnóstico. Entretanto, os anticorpos IgM somente resultarão positivo após o 6º dia do aparecimento dos sintomas, e os anticorpos IgG por sua vez, após o 15º dia. Dependendo da gravidade da infecção e sua evolução, não é possível aguardar este tempo para que um diagnóstico seja definido.
Antes do 6º dia da doença, na falta de alternativas, são realizados como exames complementares o hemograma, a contagem de plaquetas, a prova do laço e as transaminases, porém tais exames são inespecíficos e muitas vezes não permitem estabelecer ou descartar um diagnóstico.
Para consolidar o diagnóstico nos primeiros dias da doença, tem-se a alternativa da pesquisa do Antígeno NS1, que é uma proteína presente, durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da Dengue, podendo ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.
A pesquisa deste antígeno NS1 é um exame específico para Dengue, e um resultado positivo confirma o diagnóstico da doença. Desta forma é possível um diagnóstico com maior rapidez, que permitirá uma conduta e tratamento adequados.
Com este objetivo, o Laboratório EVIDA Análise Clínicas, além de continuar oferecendo a pesquisa de anticorpos IgG e IgM contra o vírus da Dengue, está disponibilizando a partir de agora, o exame DENGUE ANTÍGENO NS1, que é um ensaio qualitativo utilizando-se a metodologia imunocromatográfica, com reagentes devidamente registrados no Ministério da Saúde. É realizado em rotinas diárias, com o resultado para o dia seguinte ou para o mesmo dia em caso de emergência.
Por tratar-se de um exame relativamente recente, ainda não consta na tabela de cobertura dos planos de saúde, estando disponível neste momento somente para pacientes particulares.
Desta forma, o Laboratório EVIDA Análises Clínicas cumpre mais uma vez a sua política de oferecer um serviço de diagnóstico laboratorial que atenda às necessidades da população.